Promoção de um relacionamento curativo: competência técnica

O profissional de saúde tem que estar seguro do que está dizendo, mas isso é suficiente? Leia o comentário do Lila sobre esse tema

Anteriormente, nas reflexões sobre um relacionamento curativo, conversamos sobre honestidade, franqueza e clareza . Agora, seguiremos discutindo o quarto domínio, sobre confiança na competência técnica, habilidades e conhecimento do clínico.

A confiança do paciente na competência técnica do profissional se dá também pela capacidade do médico em estabelecer uma boa comunicação, influenciando inclusive as atitudes e comportamentos dos pacientes (Hall et al., 2001). Afinal, o profissional não pode se “esconder” do paciente sob o manto da competência profissional.

Tudo isso deve ser reconhecido e contextualizado diante do ecossistema atual da saúde que de alguma forma pode privilegiar a quantidade em detrimento da qualidade. Vivemos tempos em que a escassez de recursos e o ambiente pouco amigável também compromete o profissional de saúde que vive níveis de estresse relacionado ao trabalho sem precedentes.

 Por exemplo, diferentes estudos apontam elevados níveis de burnout entre profissionais de saúde, como os oncologistas (Glasberg et al., 2007; Murali & Banerjee, 2018). Porém, o estresse relacionado ao trabalho não pode servir de justificativa para uma comunicação inadequada. Mas não pode ser deixado de lado na análise deste importante componente do cuidado em saúde.

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